logo
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad

Discover Places

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh

Blog

Conheça Lagoa Santa

Você conhece Lagoa Santa? A cidade acabou de completar 80 anos e fica a 15 km do Aeroporto Internacional de Confins e 38,5 km do ponto central de Belo Horizonte (a conhecida Praça Sete). O lugar é repleto de hospitalidade e calmaria, além de ser considerada a 12ª cidade mineira para se viver.

Ao entrar na cidade, você já sente outros ares, aqueles associados à casa de vó, sabe?! Sem contar na biodiversidade, que já dá uma amostra de todo o seu esplendor logo de cara. Para tanto, basta cruzar as “fronteiras” de Lagoa Santa.

Estamos falando de uma ótima opção de investimento. No total, são mais de 7 mil empresas que atuam em diversos setores. Mas, além do desenvolvimento econômico, a cidade presa pela construção de uma comunidade sustentável. Para se ter uma ideia, por lá, a sociedade civil é vista como protagonista de todo o processo. Bem massa né?! E esse processo é tão orgânico que a coleta seletiva no município chega a praticamente 100% dos lares da cidade.

São 65 mil habitantes extremamente orgulhosos da sua história. Sem falar na riqueza arqueológica que o munícipio possui. É de encher os olhos! Ah, sabe o crânio de Luzia? O fóssil foi descoberto por lá. Mas cá para nós, não dá para falar dessa cidade maravilhosa sem contar um pouquinho sobre a Lagoa Central, que é o grande cartão postal do munícipio.

Já aproveito para tirar a sua possível curiosidade quanto ao porque do nome da cidade. O nome se deu devido a uma crença local de que a lagoa possuía águas com capacidade de cura.

A história do poder de cura das águas da lagoa vem do primeiro morador da região, um homem chamado Felipe Rodrigues, que se mudou para a cidade no ano de 1733. Felipe se banhou na Lagoa Central e foi curado de feridas crônicas que possuía em apenas dois meses. O morador ainda contou ter sido curado de uma surdez posteriormente.

Quem relatou toda essa história foi o doutor Simão Pereira de Castro, que também foi curado de prurido intenso, mal que sofria há 8 anos. Poucos banhos na lagoa foram necessários para livrá-lo do prurido. Em 1749 já estavam mais de 3 mil pessoas em busca da tão falada cura.

A orla da lagoa agora se tornou o recando dos moradores e visitantes que adoram praticar uma corridinha, caminhada ou utilizam os equipamentos da academia ao ar livre. É também um lugar que sedia muitos eventos culturais. Em 2016 a Virada Cultural de Belo Horizonte levou diversas atrações para Lagoa Santa.